domingo, 28 de abril de 2013

OLHO POR OLHO?






Sempre ouvimos mensagens sobre o amor sendo pregadas nos púlpitos de nossas igrejas.
Jesus, no texto de Mateus 5:38-48, traz um ensinamento que vai na contramão do que a lei da época orientava.

38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 - Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 - Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:38-48

Por que é tão difícil seguir os mandamentos de Jesus? Por que parece que cumprir os mandamentos bíblicos é tão complicado?
Na verdade, há outro texto na Palavra de Deus que explica o porquê.

5 - Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.
Salmos 51:5


Já nascemos com o “gene” do pecado em nós e com uma forte inclinação a desobedecer.
Então, podemos entender que para obedecer ao que a Bíblia diz, inevitavelmente, temos de subjugar a vontade da nossa carne, ou seja, para seguir a Jesus e aos seus ensinamentos, temos de lutar contra a nossa natureza. Posso até mesmo dizer que a vida com Jesus é uma vida de “violência”, no sentido de que temos de estar a todo instante batalhando para vencer a nossa inclinação ao pecado.

É um engano achar que só alguns homens sofrem com a tentação. Se tomarmos a pessoa do Senhor Jesus como exemplo, veremos que Ele mesmo foi tentado.

Fico impressionado com a hipocrisia de alguns líderes religiosos que insistem em passar uma imagem de ser alguém que não peca. Sou um pastor, mas também sou um homem, e como qualquer ser humano normal sou atraído pelo pecado que o mundo oferece, mas a minha luta pessoal está baseada na palavra que Deus deu a Caim.

7 – Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas cabe a ti dominá-lo.
(Grifo do autor) Gênesis 4:7

Essa é uma responsabilidade nossa. Dominar o pecado ou resistir à sua oferta é a atitude que Deus espera de cada um de nós. E não pense que esta é uma tarefa fácil, porque o pecado é “gostoso” e alimenta a nossa carne, mas o nosso Deus, que é Espírito, espera que possamos superar o domínio da carne através da presença do Seu Espírito em nós.

17 – Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:17

Enquanto vivermos, essa será uma luta constante e ninguém, na face da Terra, está isento dela.
O que fazer então? Como podemos vencer esta batalha? Eu seria leviano se tentasse lhe dar uma fórmula, como se fosse algo mágico, para vencer o pecado, mas posso e irei lhe dar a direção que eu mesmo uso para a minha vida.

16 – Digo, porém: Andai em Espírito, e jamais satisfareis aos desejos da carne.
Gálatas 5:16

Não há outra maneira de se vencer o pecado, se não pela presença do Espírito de Deus em nós.

Voltando ao texto inicial da nossa reflexão, o que Jesus estava ensinando é que apesar da nossa inclinação carnal, diante de uma afronta, de uma ofensa ou até mesmo de uma agressão, a nossa atitude e reação deve ser a de perdoar, ceder, renunciar e, acima de tudo, amar o inimigo.

Tenho certeza de que todos concordam que o que Jesus está requerendo de nós aqui é exatamente o oposto ao que a nossa carne faria.

É preciso ser sincero, se alguém ferir ou mesmo matar um filho nosso, a primeira reação e sentimento é o de justiça e até mesmo de vingança, porque isto é inerente à raça humana, mas Jesus está nos mostrando que é possível fazer diferente. 

É possível ceder, abrir mão, ter compaixão, caminhar junto e até perdoar. Mas é importante ressaltar que esta mudança não acontece de uma hora para a outra. Ninguém dorme pecador e acorda santo, até porque a santidade é um processo e não um evento.

Eu sei que lendo o que escrevi até aqui, parece tão difícil ser cristão, mas desejo encorajá-lo a prosseguir, porque nesta batalha não temos que lutar sozinhos, mas há alguém que luta por nós.

17 - Nesta batalha não tereis que pelejar; tomai posição e ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
II Crônicas 20:17

Esta foi a palavra de Deus para o rei Josafá num momento de grande perigo para ele e todo o povo de Israel, mas é uma palavra também para nós, pois o nosso Deus é o mesmo, ontem, hoje e o será eternamente.

Não desanime, viver Cristo não é tão simples e nem tão fácil, até porque o nosso inimigo não cansa de tentar nos desviar da presença e da comunhão com Deus, mas, como diz a Bíblia:

3 - E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.
4 - Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
(grifo do autor) I João 4:3-4

Por fim, se você está em Cristo, não tenha dúvida de que Aquele que é maior do que tudo e todos está em você e que através da Sua presença em sua vida, os seus inimigos serão derrotados.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus.

Roberto Caputo

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O SERVO NÃO É MAIOR DO QUE O SEU SENHOR.



       
        Bem, pelo menos, não deveria ser, mas parece que hoje o que temos visto em muitos lugares, igrejas e ministérios, são homens e mulheres tentando se destacar e se tornar cada vez mais famosos e conhecidos entre o povo cristão.
Ao contrário do Senhor Jesus, que em nenhum momento requereu divulgação para seu ministério, como no episódio com o leproso:

E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Marcos 1:44

E ainda, quando ressuscitou a filha de Jairo e disse aos pais:

E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.
Lucas 8: 55-56

eles insistem em fazer propaganda e cartazes sobre seus “ministérios e realizações”.
Pois é... todas as vezes que Jesus manifestava a Sua glória e poder entre as pessoas, sempre fazia questão de que seus feitos não fossem divulgados, ainda que, naturalmente, a sua fama percorresse todas as cidades e lugarejos.
Mas se pensarmos bem, o que aconteceu com Jesus é muito diferente do que alguns “sacerdotes” de hoje tentam fazer. Enquanto Jesus não buscava fama, holofotes ou propaganda, alguns “pastores” não desistem de acender mais e mais luzes sobre si e de anunciar tudo o que fazem.
Uma das coisas que mais me incomodam é a estratégia que alguns pastores usam para apresentar um convidado em um congresso ou qualquer evento semelhante.

“Está conosco nesta noite o famoso pastor, escritor, conferencista internacional, doutor em teologia, professor do seminário... e que há mais de tantos anos têm atuado na área de...”

Parece que é necessário apresentar a folha de serviços do preletor para o público, como que se estivesse dizendo:

“Vocês estão vendo como ele é bom? Como ele tem vários títulos? Então vocês podem ouvi-lo porque ele tem bagagem suficiente para falar a vocês.”


Deixe-me mostrar-lhe agora o que disseram a respeito de dois preletores, no Novo Testamento, que falaram a milhares de pessoas numa espécie de “congresso”.

Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
Atos 4:13 (grifo do autor)

Estes homens não foram apresentados ao seu auditório, porque se o fossem, o anfitrião teria de dizer algo como:

“Bem, nesta noite, quem irá nos trazer uma palavra serão dois homens, praticamente, analfabetos e sem nenhum tipo de cultura. Pescadores por profissão e, consequentemente, rudes e até um pouco grosseiros.”

No entanto, como diz o texto que lemos há pouco, os principais do povo e até os anciãos de Israel ...maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
A diferença na qualidade da mensagem de Pedro e João, que impactou aos ouvintes e até aos críticos da época, estava exatamente no fato que foi constatado por estes:

Eles haviam estado com Jesus.

Diante disso, me pergunto de quantos pregadores modernos poderia ser dito: Ele esteve com Jesus?
Há um texto na palavra de Deus, na verdade, uma confissão, que me deixa tão impressionado quanto envergonhado.
Houve um homem que teve um ministério extremamente intenso e frutífero e que tinha uma multidão de seguidores. Seu nome era João Batista.
Mas quando Jesus surge em cena, bem no meio do auge seu ministério, João toma uma posição que poucos, ou quase ninguém, tomaria. E de forma impressionantemente humilde ele diz:

Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João 3:29-30 (grifo do autor)

Penso que, para mim, já é de grande honra e prestígio ter sido chamado pelo Senhor para O servir.
Por que deveria desejar algo mais do que isso?
Por que os homens têm uma necessidade enorme de serem reconhecidos e aplaudidos?
Por que o poder atrai tanto a alguns?
Porque este foi o pecado de Lúcifer, assim como o pecado de Adão e Eva também.
Lúcifer desejou ocupar o trono de Deus e por isso foi expulso da Sua presença. Quando ele aproximou-se de Eva para tentá-la, baseou os seus argumentos na motivação seu próprio pecado.



Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gênesis 3:4-5 (grifo do autor)

Percebeu a semente que satanás implantou no coração de Eva? Ser igual a Deus, controle, domínio, autoridade e poder.
Como nós sabemos, o nosso inimigo não é criativo, e, portanto, insiste em nos tentar no mesmo pecado do início.
Não vou ser hipócrita, mas quem não gosta de ser elogiado, aplaudido, valorizado e admirado pelo que faz?

Qual pastor que não se sente prestigiado ao ser convidado para pregar em outra cidade e ser hospedado num luxuoso hotel, receber todo tipo de honraria e, não podemos esquecer, depois do culto, receber uma generosa “oferta”?

A questão é que tudo o que um pastor faz e àquilo que um pastor realiza não se pode chamar de profissão. 
Claro que eu sei que alguns irão jogar na minha cara alguns textos da palavra de Deus que justificam que o pastor receba algo por seu ministério, mas é importante dizer que não estou fazendo apologia de que o pastor deve ser uma pessoa pobre e com necessidades. Porém, o que estou dizendo é que não posso concordar com a atitude de alguns que se aproveitam da fé alheia e da fama que possuem para induzir pessoas a entregarem, cada vez mais, ofertas e isso, até mesmo, com uma conotação toda espiritual.
Para ser sincero, não estou preocupado em agradar a nenhum deles, mas, sim, em apresentar um EVANGELHO SEM MAQUIAGEM, e o que eles têm dito e feito, verdadeiramente, não tem nada a ver com o Evangelho do Senhor Jesus.
Se escolhi ser um servo de Deus, um ministro do Evangelho, a única honra que posso esperar receber, é ouvir do meu Senhor aquela bendita frase:

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mateus 25:21

Portanto, para encerrar, o que melhor podemos fazer nos dias de hoje, é estar frequentemente com Jesus e permitir que os frutos desses encontros se manifestem entre as pessoas que estão ao nosso redor e, sempre, transferir toda a glória, honra e aplausos para o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Rei da Glória, Jesus Cristo.



E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23:12

Roberto  Caputo

terça-feira, 16 de abril de 2013

UM RECOMEÇO... UM NOVO PASSO... ATITUDE





O ano de 2013 já começou e pouco a pouco voltamos à rotina de sempre.
Será que isto é um sinal de que iniciamos um ano que será exatamente igual ao que passou?
Não, necessariamente, mas é um sinal, sim, de que precisamos estar atentos, pois se não tomarmos algumas atitudes, possivelmente, viveremos, ou, continuaremos a viver a mesma vida e as mesmas experiências de antes ou de sempre.
Então, o que é necessário fazer para mudar a nossa história e dar uma nova direção a algumas áreas da nossa vida?
Penso que a primeira coisa a ser feita é a de mudarmos a visão que temos em relação a determinadas situações que vivemos.
Que visão você tem dos seus problemas e que atitude tem tomado diante deles?
Será que você só se vê através de uma lente de auto piedade? Como um sofredor? Um derrotado?
Será que você acredita que é impossível uma solução para o que está vivendo? Em seu coração só existe tristeza? Angústia? Depressão? Desânimo?
Enfim, qual a visão global que você tem em relação à sua vida?
Desculpe-me, mas não creio e nem estou fazendo apologia de que se tivermos um pensamento positivo, tudo em nossa vida mudará para melhor.
Nem mesmo se você tiver fé, apenas, algo poderá mudar em sua vida.

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:26


Sei que você pode estar pensando:
Ora, se nem a fé pode fazer diferença, o que posso fazer então?
Repare que eu não disse que a fé não pode fazer diferença, mas que a fé sem atitude, sem obra, como diz o texto, não faz diferença na vida de uma pessoa.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tiago 2:18


Um grande muro não pode ser derrubado de uma só vez, mas, para que ele caia, é necessário começar a bater e quebrar tijolo por tijolo, até que todo o muro esteja no chão.
Como eu não gosto muito de ficar apenas em cima de teorias, vamos ser mais práticos.
Quais as áreas que ficaram pendentes no ano passado? Faça uma lista. Pode ser na área financeira, saúde, relacionamento, família, etc.
Agora, diante da lista que acabou de fazer, responda a uma pergunta.

"O que eu posso fazer para mudar cada área da minha vida que precisa ser mudada?"

Você já reparou como temos uma grande facilidade em aceitar determinadas situações que vivemos e colocamos uma placa sobre a porta do compartimento onde as guardamos, em nosso coração, com a seguinte inscrição: IMPOSSÍVEIS”?

Milhões de pessoas fazem isso todos os dias, semanas, meses e anos de suas vidas.
Claro que é muito mais fácil agir desta maneira do que ter de tomar a iniciativa para mudar.
Quantas situações poderiam ser transformadas se tão somente escolhêssemos caminhar na direção de uma verdadeira solução?
Mas que solução pode-se encontrar, por exemplo, para uma pessoa que há anos não fala com seu irmão, por causa de um desentendimento que ocorreu quando ainda eram jovens?
E por que uma esposa sofre tanto todas as vezes em que vai para cama com seu marido, como se estivesse fazendo um enorme sacrifício?
Por que uma situação financeira permanece travada por tantos anos sem nenhum tipo de melhora?
As respostas para essas e outras perguntas estão na palavra de Deus. Porém, desejo citar apenas um texto para trazer uma direção à nossa reflexão.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Mateus 5:8

Por que este texto? Por que é importante ter o coração limpo? Por que é exatamente isso que temos feito. Cada vez que resistimos em tomar uma atitude para mudar uma situação da vida, contaminamos ainda mais o nosso coração.
Cada vez que insistimos em fugir dos caminhos que nos levam a uma real mudança em nossa vida, mais o nosso coração se contamina.
Um coração limpo é um coração que não teme em lidar com as situações da vida e nem, tampouco, em viver através da verdade, mesmo que esta verdade me obrigue a ter uma atitude de humilhação.
Sabe onde estão as outras respostas de que você tanto precisa para mudar algumas coisas em sua vida? Dentro de você, basta começar a ter atitude, fortalecido por sua fé em Deus e na Sua palavra.

Talvez já tenha chegado o momento de fazer aquela ligação telefônica para o seu irmão ou o parente com quem você já não fala há alguns anos. Atitude.

Hoje é o tempo de investir em você mesmo, fazendo um curso que lhe traga um aprimoramento em sua profissão e assim você possa galgar mais um degrau em sua carreira. Atitude.

Já é hora de entender que se continuar a ter uma vida sedentária e a comer somente salgados, lanches e fast-foods, e tudo isto sem uma atividade física sequer, seu destino precoce será o cemitério mais próximo. Atitude.

Poderia citar muitos outros exemplos, como em relação a vícios, pecado, adultério, prostituição e muito mais, mas em todas essas áreas que nos trazem dor e sofrimento na vida, uma coisa só é necessária: Atitude.

Sim, sua vida pode mudar, sua história pode mudar e o seu novo ano pode ser completamente diferente de todos os outros, mas se a sua atitude for a mesma do ano passado, como dos outros anos, posso lhe garantir que o ano de 2013 será apenas a continuidade dos anteriores.
Esta é a sua oportunidade de virar a mesa e escrever uma nova história. Aprenda a dizer não a tudo e a todos que só desejam o seu mal e escolha caminhar dentro de valores que, talvez, há muito você já tenha abandonado.
Este pode ser UM RECOMEÇO... O TEMPO DE DAR UM NOVO PASSO.

Para tanto, eu lhe desejo um feliz ano novo e um ano que seja completamente novo e, consequentemente, feliz.
Deus o abençoe.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PENSANDO EM DESISTIR? POR QUÊ???




          
            Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? ...
Jeremias 12:5ª

Visão, Ânimo e Perseverança, são palavras que devem andar juntas.
Alguns têm visão e ânimo, mas não têm perseverança para prosseguir.
Outros têm ânimo e perseverança, mas correm sem destino, pois lhes falta a visão do alvo.
Mas há os que têm a visão, estão dispostos a perseverar, mas não têm ânimo diante dos obstáculos que surgem. E esta palavra é direcionada exatamente para esse tipo de pessoa.
Às vezes estipulamos grandes alvos na vida, obviamente, porque desejamos obter grandes resultados, mas quando começamos a caminhar na direção deles, inevitavelmente, começam a surgir os obstáculos, as dificuldades, os adversários da vida, que tentam impedir que cheguemos ao nosso objetivo.
Para cada meta escolhida, há uma estrada a ser trilhada. E a cada passo que damos, os próximos vão se tornando mais difíceis. Parece que, a cada momento, o grau de dificuldade vai aumentando. Depois de certo tempo nessa estrada, a impressão que temos é que ninguém deseja que consigamos chegar ao nosso destino. Tudo parece mais difícil e a nossa velocidade também diminui.
Não sei se você já parou para observar o rosto de um maratonista no início de uma maratona e, logo depois, no final. São expressões completamente diferentes.
No início, muitos estão certos da vitória. Dentre estes, alguns não têm a menor dúvida de que podem superar os adversários da corrida. Eles dão entrevistas às redes de TV, esbanjam sorrisos e acenos. Estão tranquilos e transmitem toda a segurança do mundo. Mas alguns se esquecem de que há outros adversários que, necessariamente, não estão correndo, mas que participam da corrida o tempo todo.

Poderíamos citar os seus nomes: 
  • Cansaço
  • Dúvida
  • Desânimo
  • Tempo
  • Fraqueza 
  • Vontade de desistir
No início, todos correm com vontade e fôlego. Passam-se os primeiros quilômetros e tudo está tranquilo, e então, surge o primeiro obstáculo, uma pequena subida no percurso. Na verdade ela não é tão inclinada, mas, quando o atleta entra nela, parece que o seu peso dobrou.

- O que está acontecendo? – pensa o corredor que está em primeiro lugar.
– Eu sabia desta subida, mas não pensei que fosse tão íngreme assim.

Sua velocidade diminui, seu fôlego fica um pouco mais raro e ele constata que o seu corpo já está experimentando algo que não esperava tão cedo, o cansaço.
De repente ele vê uma cena que há algum tempo não via. O segundo colocado se aproximando lentamente.
Agora, surge o segundo adversário, a dúvida.

- Será que ele me alcança? Será que ele não está ficando cansado como eu?

Perguntas sem respostas e que levam o nosso atleta a se empenhar mais em sua trajetória.
Mais alguns quilômetros percorridos e lá se foi mais da metade do percurso. Mas a visão do segundo colocado permanece e quando eles entram em uma reta, o inesperado acontece: ele vislumbra, um pouco mais atrás, o terceiro colocado com um gás que ele já não tem há um bom tempo. Então surge o primeiro sinal da presença do terceiro adversário.

- Acho que não vou conseguir desta vez. Eles estão muito mais rápido do que eu. Talvez fosse melhor diminuir a minha marcha e me contentar com o terceiro lugar.


E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:62

O desânimo surge implacável e impiedoso. O corredor começa a considerar a hipótese de um “honroso” terceiro lugar. Eles, visivelmente, estão se aproximando e quando faltam apenas uns oitocentos metros para o término da corrida, em sua mente, surge uma questão:

- Será que vai dar tempo?

Seus pensamentos acabam de ser atropelados pela preocupação com o quarto adversário, o tempo.
No que ele está pensando agora, a trezentos metros da chegada? Ele ainda está em primeiro, mas o segundo lugar está a cinquenta metros dele e o terceiro a setenta.
Parece que ele ouve algo como um gemido. São os seus ossos e músculos, gritando de dor. Todo o seu corpo está exausto e, juntos, chegam os seus últimos adversários nesta corrida: fraqueza e vontade de desistir.
Agora ele está a apenas dez metros da linha de chegada, ouve claramente os passos do segundo colocado atrás de si, e quando pensa em desistir, uma voz fala ao seu coração:

- Por que parar agora? O que se encontra entre você e a vitória não é o seu oponente, que está atrás de você, mas a estreita faixa de tecido que está à sua frente. Atravesse-a!!! Atravesse-a!!!

A sua alma e espirito se enchem de forças e, num último impulso, ele se lança sobre a faixa, rompendo-a e conquistando, assim, o primeiro lugar de duas corridas. A primeira entre atletas iguais a ele, e a segunda, contra si mesmo e a incerteza de que ele era capaz de alcançar o seu objetivo maior.
 Será que este maratonista tem algo a ver com você? Sei que a sua corrida é bem mais difícil e muito mais longa.
Será que você pode parar um pouquinho agora e olhar mais uma vez o trajeto que traçou para alcançar a sua linha de chegada?
Se você acabou de começar a sua “maratona” e já está pensando em desistir, apenas porque viu pessoas ao seu lado e atrás de você aparentando uma garra e empolgação que você não tem, lembre-se de que a vitória em uma competição não depende apenas de garra e empolgação, mas, como eu disse no início, de Visão, Ânimo e Perseverança.
Portanto, se você tem visão de onde deseja chegar, está animado para alcançar o seu objetivo e tem os seus olhos fixados apenas na linha de chegada, a primeira coisa a fazer é deixar de dar atenção ao que está ao seu redor e ouvir aquela voz que te empurra pra frente. A voz que te diz:

Olhe apenas para a faixa e atravesse-a!!! Atravesse-a!!!


            Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Josué 1:9