terça-feira, 28 de maio de 2013

NÃO SE PODE EMBRULHAR UM PRESENTE DE DEUS





            
         Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
II Corintios 4:7


Uma das coisas que mais de entristecem e, não posso mentir, também me aborrecem, são as “estratégias” que alguns utilizam para tentar “salvar vidas”.
Já sei, já sei !!! Muitos não concordam comigo e logo irão me “jogar na cara” o texto de Paulo:

            Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
            E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei...
I Corintios 9:19,20

Só que eu não me refiro a este tipo de estratégia, usada por Paulo, até mesmo porque Paulo não mudou a mensagem do Evangelho que pregava.

            Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
I Corintios 1:23

 Mas, me refiro ao que têm acontecido hoje dentro da igreja.
Não é difícil achar igrejas que se utilizam de formas e eventos encontrados no mundo e os trazem pra dentro da igreja com o intuito de atrair os que estão no mundo.
Deixem-me entender. Se alguém, que está acostumado a ir a determinados lugares no mundo, ver algo semelhante na igreja, então se sentirá atraído e, assim, entrará sem saber o que realmente está acontecendo lá dentro, é isso?
Pois é, a isto chamamos de “engano”. Se eu fizer tal coisa, estarei tentando enganar os incrédulos fazendo algo semelhante ao que o mundo lhes oferece e com isto estarei dizendo:
Olhem, nós temos o mesmo que o mundo tem!!! Não é legal? Vocês não querem entrar para experimentar?
Se esta for a estratégia que tenho de usar para alcançar os perdidos, então preciso rasgar a página da minha Bíblia onde se encontra o texto de João 8:32

            E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32

É extremamente importante que eu diga: DEUS NÃO TRABALHA NO ENGANO.
O que tem a ver o texto que coloquei no início, com o que estou abordando?
A palavra nos diz que a excelência é do que está dentro do vaso e não no vaso. Na verdade, o vaso não tem a menor importância, ou seja, a forma, a aparência, não tem a menor relevância, mas sim o conteúdo.
Não se pode embrulhar um presente de Deus para que fique mais “bonitinho”.
Muitos que têm lançado mão dessas e outras “estratégias” têm dito ao Senhor com as suas atitudes:
Senhor, desculpe, mas a Sua mensagem é muito fraquinha e eu tive uma ideia fantástica que vai atrair muita gente para a igreja.
É isto que estamos declarando, quando escolhemos “embrulhar” o presente de Deus para a humanidade, que é o Evangelho, com as nossas “ideias fantásticas”.
O que Jesus nos ordenou foi simples:

           E disse-lhes: Ide por todo o mundo, PREGAI O EVANGELHO a toda criatura.
Marcos 16:15

Mas, o que é o Evangelho? Qual a mensagem do Evangelho? Bem, eu acho que posso lhe responder de forma bem simples.
O homem pecou e com o pecado se afastou de Deus. Agora ele precisa reconhecer que é pecador, se arrepender dos seus pecados e aceitar a Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, reconhecendo que Ele é o Filho de Deus, que morreu na cruz e que ao terceiro dia, Deus o ressuscitou dentre os mortos.

            A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9

“Só isso? Mas, se eu pregar só isso, a quem eu irei convencer de que precisa de Jesus? Isso é muito pouco! Eu preciso colocar algo mais para que esta mensagem fique mais interessante. Quem sabe um “baile funk gospel”. Enquanto as “irmãzinhas” descem na “boquinha da garrafa” a gente fala de Jesus. Que tal?”
 É melhor eu para por aqui. E o pior é que não estou falando nenhuma aberração, pois isto tem acontecido.
Jesus, em nenhum momento, disse que teríamos de “convencer” alguém dos seus pecados. O que Ele disse é que teríamos de PREGAR O EVANGELHO e nada mais.
A visão que eu tenho disto é de um semeador, de um agricultor, jogando sementes no campo. Como a própria Bíblia nos ensina, e pela boca do Senhor Jesus, vai depender do tipo de solo em que a semente cair.
Mas Jesus nos enviou o Espírito Santo e nos revelou qual o Seu papel entre nós.

            Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
            E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
João 16:7,8

O que pode salvar as pessoas do inferno não está na forma como eu apresento o Evangelho, mas em que elas creiam no Evangelho como ele é.
Você e eu não fomos chamados para convencer o mundo dos seus pecados, mas para dizer que eles foram lavados, perdoados e pagos a preço de sangue por Jesus, naquela Cruz.
Não tente ajudar a Deus, Ele se basta a Si mesmo. O que temos de fazer é apenas obedecer à Sua palavra e sermos luz no mundo, como disse o Senhor Jesus.
E creia, a maior e mais poderosa pregação do Evangelho ao mundo é o que a sua vida diz.
De nada adianta eu participar de peças, festas, bailes gospel, festivais de musica e tantas outras atividades, se a minha vida não anuncia a Jesus.
Sei que esta meditação foi forte para alguns, mas não posso me calar diante de coisas que têm contaminado a igreja e que não recebem o respaldo bíblico.
Se vivêssemos, verdadeiramente, a palavra de Deus, teríamos nossas igrejas cheias de pessoas sedentas por Deus e Sua palavra e não um povo desejando ver como a igreja faz o que o mundo também faz.

            Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Mateus 5:13

Deus te abençoe e derrame sobre o vaso (você) da excelência do Seu poder para que vidas sintam em você o maravilhoso aroma do perfume de Cristo.

Amém.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

FAST FOOD ESPIRITUAL



 

FAST FOOD ESPIRITUAL

            Estamos presenciando hoje em dia, no meio da igreja, uma verdadeira dieta da palavra de Deus. Milhares de pessoas não leem mais a Bíblia e ficam por conta de se alimentarem apenas com o que ouvem de seus líderes espirituais. (pastores, bispos, apóstolos, etc)
A palavra de Deus é o maior e melhor manual de vida que o ser humano pode ter e nela está a expressão perfeita da vontade de Deus para o homem.

            Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105

Com o advento da tecnologia, da transmissão dos cultos pela internet, muitos estão escolhendo ficar em casa e não mais frequentar as igrejas como antes se fazia.
As Escolas Dominicais estão vazias e os grupos de estudos bíblicos já não são tão frequentados.
A igreja eletrônica invadiu os lares e os pregadores da mídia estão substituindo os púlpitos de nossas igrejas.
Infelizmente, milhares de crentes, por preguiça, por não desejarem compromisso e por comodismo, preferem ficar em casa a irem à sua igreja e ter comunhão com o Corpo de Cristo.
É mais fácil, mais barato, pois eu não preciso tirar o carro da garagem e nem escolher uma roupa nova a cada encontro, além do quê, eu posso assistir o culto sentado na minha poltrona favorita com um copo de suco na mão.
Mas o pior dessa prática é que muitos estão recebendo o que ouvem pela mídia sem nenhuma crítica ou avaliação pessoal do que está sendo pregado.
           
            Examina todas as coisas e retém o que é bom.
I Tessalonicenses 5:21

Alguns pregadores têm despejado verdadeiras aberrações teológicas sobre o povo e isto sem nenhum tipo qualquer de filtro.
Hoje, se você pode pagar pelo horário da tv ou do rádio, você pode colocar no ar qualquer programa e se apresentar como sendo um pastor, bispo, apóstolo ou qualquer outro título que quiser.
Outro dia ouvi um destes pregadores dizer que Deus não nos dá nada atoa, ou seja, esse “pastor” simplesmente negou a graça de Deus.
A graça tem como significado “favor imerecido”. Sendo assim, a Bíblia deixa bem claro que Deus nos abençoa não por aquilo que pudermos fazer ou pelo nosso mérito, mas por Seu amor que, segundo a própria Bíblia, excede todo o entendimento.
Desta maneira, as pessoas estão se afastando da palavra de Deus e recebendo muito lixo espiritual na forma de um fast food espiritual.

Nada, absolutamente nada pode substituir a leitura e meditação diária na palavra de Deus.

            Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Josué 1:8

Uma das mensagens mais pregadas hoje é a respeito da prosperidade material. Pastores induzem o povo a crer que a sua “vitória” está em ter coisas e muitos deles associam esta “vitória” ao valor da oferta que pode ser entregue, ou melhor, depositada na conta que aparece na barra do seu vídeo.
Os testemunhos que ouvimos sempre se iniciam com a frase: antes eu tinha só... e terminam com:  agora eu tenho isso, isso e aquilo.
O que importa é o que eu tenho e ainda posso ter, então, se entendermos deste modo, o texto de II Coríntios 5:17 deveria ser arrancado da Bíblia.

            Assim que, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
II Coríntios 5:17

Não basta ser nova criatura, mas sim ser uma criatura que tenha coisas novas (carro zero, casa nova, empresas, roupas de marca, etc).
O pecado não incomoda mais. Vemos crentes envolvidos com escândalos, noitadas, prostituição, adultério, corrupção. Pastor orando a Deus agradecendo o dinheiro que recebeu da corrupção de políticos e muitas outras coisas, mas tudo isto porque aqueles que deveriam pregar contra o pecado estão calados e só pregam o que o seu “auditório” deseja e gosta de ouvir.
Quando pregamos a verdadeira palavra de Deus, muitos torcem o nariz e alguns até se levantam e saem.
Desejo lembrar o evangelho que João Batista pregava e que o próprio Jesus, após a morte de João Batista, continuou pregando.

            E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 3:1,2

            Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17

Repare que a ênfase da pregação do evangelho de João Batista e do Senhor Jesus é “arrependei-vos”. É isto que Deus deseja do homem, que se arrependa do seu pecado e se volte para Ele.
Mas como este homem poderá arrepender-se do seu pecado se não pregamos mais contra o pecado e apenas lhe dizemos que ele é “cabeça e não é cauda”?


Penso que é urgente a volta aos bancos da Escola Bíblica Dominical. Quando vou pregar e anuncio o texto bíblico a ser lido, percebo que muitos no auditório não sabem se o livro que mencionei fica no Velho ou no Novo Testamento.
Não desejo me apresentar diante de Jesus envergonhado.

            Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
II Timóteo 2:15

Quais os textos bíblicos que falam ao seu coração? Onde se encontram? Eles estão marcados em sua Bíblia? Aliás, você costuma marcar a sua Bíblia durante a sua leitura diária? Esta é uma excelente prática, mas só podem fazê-la aqueles que leem a palavra diariamente.
A única arma de ataque que dispomos, descrita na “Armadura de Deus” por Paulo é a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Foi esta arma que Jesus usou contra o diabo quando foi atacado no deserto durante o seu jejum de quarenta dias.
A primeira coisa que Ele dizia para combater satanás foi:

Está escrito...

Você sabe o que está escrito na palavra de Deus? Você está apto para combater os ataques do inimigo com o conteúdo das Escrituras?
Ou será que você é um dos que estão fazendo dieta da palavra de Deus? Você também prefere o fast food espiritual?
Muitos desejam somente as experiências emocionais que alguns cultos podem proporcionar, mas não sabem que quando temos contato direto com a palavra de Deus podemos ficar como que embriagados pelo Senhor e por Sua palavra.

            Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa do SENHOR, e por causa das suas santas palavras.
Jeremias 23:9

Desejo, portanto, e para terminar, lhe estimular a que abandone a poltrona da sala e volte a estar em sua igreja no meio da congregação dos santos para, junto com os seus irmãos em Cristo, louvar a Deus, estudar a palavra e ser bênção na vida de outros, abandonando a equivocada ideia de que vamos a igreja para buscarmos a nossa bênção.

            Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Hebreus 10:25

Não se esqueça do que o Senhor nos diz em Sua palavra.

Sê tu uma bênção.
Gênesis 12:2b

Para tanto o Senhor te abençoe e te use poderosamente.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

DIA DAS MÃES


Dia das mães



            Qual o melhor presente que se pode dar a uma mãe em seu dia? Qual deve ser o
seu valor? Onde adquiri-lo?

Na verdade, deveríamos pensar não no valor do presente, mas sim, no valor da nossa mãe. E se pensarmos em seu valor, fica muito difícil achar algum presente que possa se comparar a ela.

Mas, como podemos mensurar o valor de uma mãe? Talvez eu possa ajuda-lo nesta difícil tarefa.

Comece relacionando alguns momentos passados com ela, como, por exemplo:

·        Todas as vezes que ela teve de lhe carregar no colo quando criança, porque você estava com preguiça de andar.

·        As muitas horas passadas em pé na cozinha, só para fazer os pratos que você mais gosta.

·        Quando não havia comida para todos, ela deixava de comer para que você se alimentasse.

·        Todas as noites que ela dormiu muito tarde, por estar cuidando de você, quando estava doente.

·        Todos os curativos que ela fez nos machucados que você conseguiu.


·        Todas as roupas lavadas, passadas e guardadas dobradinhas em seu guarda-roupa.

·        Os momentos em que se calou e ouviu os seus gritos de revolta na adolescência.

·        As noites que passou acordada esperando você chegar e, mesmo assim, você ficava aborrecido com ela.

·        Todas as vezes em que, quando necessário, sem nenhuma dúvida, renunciou em seu favor.

·        Quando todos lhe abandonavam num momento difícil, você sempre pode contar com ela.

·        Sua presença e envolvimento em todos os preparativos para o seu casamento.

·        Todas as vezes em que ela chegou em sua casa sem avisar com um prato que ela fez especialmente para você e seu marido (ou esposa).

·        Todos os socorros que ela lhe deu com a chegada do primeiro filho.

·        Todas as noites em que deixou de sair para ficar com  seus filhos, só para vocês poderem ir ao cinema.



Claro que eu não esgotei os momentos que passamos com essa mulher especial, chamada de mãe, mas gostaria de colocar uma coisa nesta resumida lista.

·        O amor que sempre pode ser encontrado, mesmo se nos afastarmos, nos esquecermos dela, arrumarmos “amigos” mais importantes, priorizarmos o nosso trabalho e tivermos o nosso tempo tão comprometido que não conseguimos mais lhe dar um telefonema, sequer. Ainda assim, em qualquer momento que voltarmos, encontraremos uma mulher de braços abertos, com um sorriso nos lábios, nos dizendo:

- Que bom que você veio filho! Eu estava pensando em você. Entra, que eu vou preparar um lanchinho pra você.



Pois é... Mãe...

Quanto vale a sua? Sabe de uma coisa? Nenhum presente poderá expressar mais o valor que ela realmente tem do que um sincero abraço, e olhando nos olhos dela dizer apenas uma frase:

Obrigado mãe... Você é tudo o que eu amo!!!

Parabéns a todas as mães.

Deus as abençoe grandemente.


Roberto Caputo