sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROSPERIDADE


              O que você entende por prosperidade? O que é, em sua opinião, ser próspero?
          Hoje em dia, uma das pregações mais ouvidas nos púlpitos é sobre prosperidade. Muitos pregadores têm dado muita ênfase às bênçãos. Outros, sempre apresentam a condição de superioridade em que os seus ouvintes se encontram (você é um vencedor, você é cabeça e não cauda, tudo é seu, basta determinar e Deus “tem” que lhe dar, etc...)


              E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
        E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus.
Deuteronômio 28:1-2
Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.
Isaías 1:19

Os textos acima nos falam sobre prosperidade, mas há algo em comum neles que eu gostaria de ressaltar. Deus promete bênçãos ao seu povo, mas acompanhando a promessa da benção sempre está um mandamento. Aliás, sempre que a bíblia apresenta uma promessa da benção de Deus para nós, ela vem precedida de uma condição ou de um “se”.
E será que se ouvires...; Se quiserdes...
Quem foi o primeiro homem a quem Deus deu prosperidade?
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher, os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
(grifo do autor) Gênesis 1:27 -30
Como podemos ver, o primeiro homem a quem Deus abençoou com a prosperidade foi Adão. Mas Adão continuou próspero? Infelizmente, não. E o que levou Adão a perder a sua prosperidade?
A desobediência, ou seja, o pecado.
Havia uma condição para a prosperidade de Adão continuar. Qual era?
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16-17
Exatamente porque Adão desobedeceu à ordem de Deus, perdeu a condição de homem próspero e passou a depender de seu próprio esforço para conseguir o seu mantimento.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:19
Há outras pessoas de que a bíblia fala que também receberam de Deus prosperidade.
Podemos citar ainda Abraão, Moisés, José, Jó, Rute, Davi, Daniel...
O que podemos tirar para nossa vida hoje de tudo o que a palavra fala sobre este tema? Como eu posso alcançar a tão desejada prosperidade?
Como eu disse no início, muito se tem pregado hoje sobre prosperidade, mas a grande maioria dos pregadores prega sobre o sintoma e não sobre a causa. Amados guardem bem o que eu vou dizer agora.
“Prosperidade é o fruto da obediência e da fidelidade a Deus”
Se perguntarmos quantos desejam ser prósperos, todas as mãos se levantarão sem dúvida.
Mas se perguntarmos quantos irão servir a Deus e obedecê-Lo, se comprometendo a fazer tudo o que Ele quiser por toda a sua vida, já não serão tantas mãos levantadas.
Muitos querem a bênção mas não querem o abençoador. Muitos têm prazer em dizer “Deus me abençoou” mas não podem dizer “o Senhor tem se agradado de mim”
É preciso lembrar de que não estamos falando de riquezas, mas de prosperidade, e, prosperidade é muito mais do que ter uma conta gorda em algum banco.
Prosperidade é ter o mantimento sim, mas também é:
  • ter uma família abençoada,
  • ter o respeito dos seus filhos,
  • ter pais que te amem,
  • ter um casamento abençoado,
  • estar tranquilo quanto à sua saúde, sabendo que Deus está no controle, mesmo que venha alguma enfermidade grave, porque prosperidade não é ficar imune às doenças, mas estar debaixo do cuidado de Deus.
  • não se preocupar com o dia de amanhã.
  • saber que o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará.
  • manter comunhão diária com Deus e poder ouvir a Sua voz dirigindo cada parte de nossa vida.
  • escolher obedecer a Deus.
Dentro de tudo o que falamos até aqui, eu quero te perguntar: Você é uma pessoa próspera?
Bem, se você não se acha uma pessoa próspera dentro dos padrões bíblicos, o que você acha que está faltando para se tornar esta pessoa?
Por favor não desanime, eu tenho uma excelente notícia para todos nós.
“A prosperidade está ao alcance de todos e não depende do seu QI, cultura, aptidões pessoais e, muito menos, das suas finanças.”
"- O quê, então, eu devo fazer para alcançar esta tão sonhada prosperidade, pastor?"
Não serei eu quem vai te dar esta resposta, mas sim, a palavra de Deus.

Mas, buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e a sua justiça,
e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Mateus 6:33
Este é o segredo e a resposta para se ter prosperidade nesta terra.
Portanto, seja obediente, seja próspero, seja feliz.
Deus te abençoe.

4 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR, QUE BLOG ABENÇOADO E QUE MENSAGENS IMPORTANTES PARA NOS ORIENTAR, MUITO BOM DEUS ABENÇOE, JÁ ESTOU SEGUINDO SE PODER ME SEGUIR VAI SER UM PRAZER TER VOCÊ NO BARCO COM JESUS.

    WWW.JESUSDENTRODOBARCO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. GRAÇA E PAZ, CASAL ABENÇOADO!
    PARABÉNS PELO SUGESTIVO NOME DO BLOG. É VERDADE,PASTOR BETO, O EVANGELHO NÃO PODE SER MAQUIADO POIS ELE É COMPLETO,POIS VEM DE UM DEUS QUE É PERFEITO, QUE É PAI E, É PERDOADOR.
    FELICIDADES PARA A FAMÍLIA E, QUE ESTE BLOG POSSA ABENÇOAR MUITAS VIDAS NESTE PLANETA.
    ABRAÇOS, do seu amigo e irmão em Cristo,João Decco (Blog: "DAVAR é 10!")

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, prezado amigo e irmão, Bispo João. Este é o propósito que Deus colocou em meu coração ao criar este blog. Hoje se faz necessário proclamar a verdade e apenas a verdade de Cristo. Chega de tantas promessa que não são de Deus e que não têm nenhum respaldo na Palavra. Conto com o irmão para ajudar-me a enriquecer este blog. Um grande abraço do amigo e irmão que muito lhe admira, Roberto Caputo.

    ResponderExcluir
  4. Uma Bênção esse artigo Pr Roberto Caputo!!! Glória a Deus pela sua vida e por me sentir verdadeiramente acolhida como sua ovelha!!!

    ResponderExcluir