terça-feira, 26 de julho de 2011

EM CRISTO


Sabem amados? Às vezes eu, como pastor, gasto muito tempo tentando achar um tema para pregar. Não sei se acontece a mesma coisa com os outros pastores, mas comigo se dá assim.
Desta vez, porém, depois de ficar algum tempo pesquisando um assunto, tentando descobrir um foco novo, o Espírito de Deus ministrou ao meu coração que eu deveria pregar a mensagem mais antiga que existe e que é tão pouco pregada nos dias de hoje. E esta mensagem antiga tem produzido cura e milagres na vida de todos aqueles que param para ouvi-la.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Efésios 1:3

            Para louvor e glória da sua graça, a qual ele nos concedeu gratuitamente no Amado.
            Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça.
            Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em Cristo.
            De fazer convergir em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.
Efésios 1:6-10

            
Por isso escolhi este texto da palavra. E o que ele fala? Ou melhor, de quem ele fala?
Simples, não? Este texto fala apenas do Senhor Jesus. Ele não trás revelações nunca antes descobertas. Ele não anuncia algo que nunca foi anunciado e nem tão pouco nos traz ensinamento de doutrinas.
Mas há algo neste texto que me prende a atenção e me atrai para ele.
Vamos então começar pelo primeiro verso.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com toda a sorte de bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo;
Efésios 1:3

É uma declaração de gratidão, louvor e adoração a Deus por parte do apóstolo Paulo pelo que a pessoa de Jesus Cristo nos proporciona.
Repare que a bíblia diz que em Cristo temos toda a sorte de bênção espiritual.
Só quem pode nos abençoar nesta dimensão é Deus e isto ele faz para aqueles que estão em Cristo.
Sendo assim, podemos compreender que se não estivermos em Cristo não poderemos ser abençoados.
O que, então, recebem aqueles que estão em Cristo?

Vamos ver alguns textos que revelam o que recebemos quando estamos em Cristo Jesus.

Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:24

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:11

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Romanos 8:1-2

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:39

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
I Corintios 15:22

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
II Corintios 5:17

Estar em Cristo também é sinônimo de lutas e perseguições

De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;
Filipenses 1:13

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
II Timóteo 3:12


Mesmo depois de lermos todos estes versículos, muitos ainda esperam de Cristo apenas na esfera material. Muitos ainda esperam de Cristo apenas bênçãos para esta vida. E sabe o que a bíblia diz acerca disto?

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
I Corintios 15:19

Quando lemos o segundo texto: Efésios 1:6-10, encontramos dentro dele o seguinte verso;

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça”

Você percebeu o que este texto está dizendo? Que se não fosse por Jesus, eu e você estaríamos condenados. Não haveria redenção e nem remissão de nossos pecados diante de Deus.
Culpado!!! Esta seria a nossa sentença. E sabe o que representa para um ser humano estar sentenciado como culpado diante de Deus? Morte eterna!!!
Mas segundo as riquezas da sua graça, você e eu fomos perdoados. Foi Jesus quem pagou a conta do seu pecado e do meu pecado. Pecado este que só poderia ser remido com sangue.
E qual sangue foi derramado para que se pagasse este preço? O dele, o sangue de Jesus.
Somos tão egoístas e só pensamos em nossos problemas e necessidades pessoais.
Entramos na presença de Deus apenas para pedir, pedir e pedir, mas em nenhum momento dizemos a Ele:

Obrigado Senhor por me perdoar e por enviar o seu Filho para pagar um preço tão alto pela minha vida, o qual eu jamais seria capaz de pagar.

Não temos idéia do que será a eternidade longe de Deus. Não fazemos a menor idéia de como será aquele lugar que a Bíblia descreve como um lugar onde haverá choro e ranger de dentes.
Pois foi deste lugar que eu e você fomos salvos.
Mas este texto ainda nos diz também que Deus fez convergir nele, ou seja, em Cristo, todas as coisas, no céu e na terra.
Absolutamente, nada está fora do domínio de Jesus. Na plenitude dos tempos todas as coisas e pessoas estarão diante do Cordeiro. Quer no céu, quer na terra.
Pense nisto!!!
Como nos esquecemos facilmente do que diz o texto de João 1:1-3

NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3

Sem Ele nada do que foi feito se fez. Todas as coisas foram feitas por Ele.
Será que às vezes não olhamos para a pessoa de Jesus apenas como mais um personagem da história?
Deus fez convergir nEle todas as coisas, tanto no céu como na terra.
Quem é Jesus pra você?

Efésios 1:14 diz:

O qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Ele é o penhor de nossa herança. Ele é a garantia da herança que temos até o dia quando Ele vier resgatar a sua propriedade para o louvor da sua glória.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pedro 2:9

É de extrema importância que conheçamos de forma muito mais íntima ao Senhor Jesus.
Na verdade, você precisa se apaixonar por Jesus, e, antes que alguém possa interpretar de forma equivocada o que escrevi, me refiro a uma paixão não carnal, mas a algo que queima por dentro de nosso espírito e que nos faz desejar estar sempre ao lado do Senhor Jesus.
Entenda, amado, que o tempo em que Jesus esteve entre os homens foi tão somente para cumprir o propósito de Deus para a humanidade, e depois de cumprir sua missão, Deus O levou para assentar-se ao Seu lado.

O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
Efésios 1:20,21

Acima de quem Jesus está? De todos!!!
Quem está no mesmo nível do Senhor Jesus? Ninguém!!!
Não há demônios, autoridades humanas, poder qual seja que possa se igualar ao poder e domínio de Jesus.
Diz ainda a Palavra que Deus colocou todas as coisas debaixo dos seus pés e para ser o Cabeça sobre todas as coisas, Ele deu este poder à sua igreja.
Então, esta é outra verdade tremenda a qual, a igreja, muitas vezes reluta em tomar posse.
O Senhor Jesus delegou poder à sua igreja, da qual Ele é o Cabeça.
O que mais podemos falar sobre a pessoa de Jesus?
Infinitamente mais, porém eu creio que não precisamos falar muito, mas o que precisamos é vê-Lo como Ele é.
Jesus é soberano, é poderoso, é o criador de todas as coisas, é o nosso salvador e é acima de tudo e de todos... Senhor absoluto.
Para tanto e portanto... Glória ao Cordeiro de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário