segunda-feira, 19 de março de 2012



SANTIDADE NA IGREJA ????

            Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.  
            Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor.
            E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra.
(grifo do autor) Êxodo 28:3,34,35


Arão, sendo o sumo sacerdote, precisava santificar-se para ministrar ao Senhor no interior do Tabernáculo. Por isso a colocação de campainhas (guizos) de ouro nas bordas do seu manto sacerdotal, para que se pudesse ouvir o seu sonido enquanto se movimentasse. Assim os que estavam do lado de fora sabiam que ele ainda estava vivo.
Santidade sempre foi algo de grande importância para Deus, a tal ponto que, a respeito disso, Ele nos dá uma ordem:

            Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus.
Levítico 20:7
            Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
I Pedro 1:16

Parece que, hoje, santidade é algo em extinção no meio do povo de Deus.
Santidade nos traz a lembrança de separação do pecado.
Mas o que temos percebido, pelo contrário, é uma presença cada vez maior dos valores do mundo DENTRO da igreja. Muito pouco se tem pregado contra o pecado e a favor de uma vida de santidade.
Por ter Uzá colocado a mão na Arca da Aliança, para tentar impedir que ela caísse, quando os bois que puxavam a carroça, onde estava a arca, tropeçaram, foi morto instantaneamente por Deus.

            E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
            Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
II Samuel 6:6,7

Deus mudou? Será que Ele abandonou os valores pelos quais nos enviou mandamentos? Santidade não é mais sua prioridade?
Com certeza Deus não mudou, até porque a própria Bíblia nos afirma isso:

            Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.
(grifo do autor) Tiago 1:17

Portanto, uma das coisas que o Senhor espera da sua igreja é uma vida de santidade.
Mas como a igreja irá viver em santidade se muitos dos seus líderes não buscam, eles próprios, essa santidade que Deus exige de nós?
Não se pode esconder o sol com uma peneira, já diz o ditado, e, portanto é necessário que seja dito que a igreja está longe de ser uma noiva imaculada, como diz a palavra.
São escândalos, bebedices em seminários teológicos, orgias sexuais, adultérios, prostituições, e muitos outros pecados que agridem a santidade de Deus.
O apóstolo Paulo também foi direto ao escrever:

            Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
I Tessalonicenses 4:3

Como podemos subir nos tablados e púlpitos das igrejas e pregar uma palavra contra o pecado, se em nossa vida for encontrada uma mancha e a presença do pecado?
Não há como conciliar vida com Deus e vida com o mundo.

            Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Tiago 4:4

Em toda a palavra de Deus não encontramos nenhum versículo que nos dê respaldo para vivermos uma vida dupla, ou que nos dê a ideia de que Deus aceita o nosso serviço associado a uma vida pecaminosa.
O Senhor exige compromisso de cada um que deseja segui-Lo e, principalmente, que abandonemos o pecado. Lembre-se do que Jesus disse à mulher adúltera após perdoá-la: Vá e não peques mais!!
Quantos pastores com amantes, envolvidos em toda espécie de escândalos financeiros, maçonaria e outros grupos excusos. E o pior é que não encontramos em seus corações nem uma ponta de temor a Deus.
Mas estes, que tentam tripudiar de Deus, se esquecem de que a Bíblia é muita clara e direta quando diz:

            Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7

E ainda;

            Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.
Mateus 10:26

O que está em oculto será revelado e todos saberão o que se fazia às escuras e aqueles que tais atos praticavam, colherão dos seus frutos.
O mundo necessita de cristãos verdadeiros e comprometidos com a palavra de Deus até as últimas consequências. Posso dizer que o mundo necessita de homens como o Pastor Youssef Nadarkhani, que para preservar a própria vida bastava apenas que renunciasse o evangelho em favor do islamismo e seria solto imediatamente. Ele, porém, não retrocedeu e não negou a Jesus, sendo, por isso, condenado à morte.
Quantos pastores brasileiros teriam a mesma atitude do Pr. Nadarkhani? Temos o futebol, praias, verão, igrejas com todo o conforto e tecnologia que o dinheiro pode proporcionar e pregadores “descontrolados”, que aos gritos, declaram:

“Este ano será o melhor ano da sua vida!!! Você irá viver neste ano o que nunca viveu até aqui!!! Porque o Senhor terá que lhe dar todas as bênçãos que estão retidas!!! Neste ano a sua casa nova chegará às suas mãos!!! Você receberá as chaves do seu carro zero!!! E a sua promoção já está assinada pelo seu chefe!!!”

Por que não ouvimos no mesmo tom, intensidade e paixão, os gritos de um pastor apaixonado por Jesus dizendo à sua igreja algo como:

“Este ano o Senhor está requerendo da sua igreja uma vida de santidade!!! Deus requer que abandonemos o pecado e vivamos em Sua presença como nunca vivemos até aqui!!! O Senhor deseja usar-nos para que sejamos bênção na vida de milhares que não têm nem um pedaço de pão para comer!!! O desejo do Senhor é que esvaziemos o inferno!!!

Você pode achar que estou sendo duro demais, mas na verdade o que eu estou sendo é verdadeiro. Estou cansado de assistir a hipócritas que mancham o evangelho do Senhor Jesus e vendem uma graça barata por algumas ofertas de campanhas fraudulentas.
Mas de uma coisa eu sei, é que estes, se não se arrependerem a tempo, ouvirão da boca do próprio Jesus:

Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Nunca vos conheci.

De que grupo você faz parte? Atrás de que líder você caminha? Qual a mensagem que mais lhe agrada? Ou você acha que Jesus pagou um preço de sangue na cruz do calvário para que você tivesse um carro zero em sua garagem???
Não, o evangelho não é uma mensagem dócil e meiga, como dizem alguns. Sabe o que a Bíblia diz acerca do evangelho?

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
I Corintios 1:18

Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
I Corintios 1:21

Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.
I Corintios 1:23

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
I Corintios 2:14

O evangelho é loucura e só os loucos por Jesus se apoderam dele.
Preciso encerrar este artigo, pois toda a minha indignação não caberia nestas poucas folhas, mas antes preciso lhe dizer uma só coisa a mais.
Você deseja ver a glória de Deus em sua vida? Então se santifique meu irmão, minha irmã.
Entregue a Deus o que Ele lhe deu de mais valioso nesta vida, e não me refiro ao que está em sua conta bancária, mas à sua própria vida, com todos os dons e talentos que recebeu do Senhor.
Esta é a única maneira de agradar a Deus. Com o seu viver, dizendo não ao pecado e se aproximando do Eterno para servi-Lo e adorá-Lo por toda a sua existência.

Portanto e para tanto, Deus o abençoe.

Amém.

Roberto Caputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário