domingo, 29 de abril de 2012


            
O QUE VOCÊ DISSE?

            Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
Provérbios 25:11


Na história da humanidade, grandes eventos aconteceram e gigantescos movimentos surgiram tão somente por causa de uma palavra dita por alguém.
Pela insanidade de um homem e por sua destreza com as palavras, surgiu o nazismo.
Muitos outros líderes se levantaram e usaram deste mesmo instrumento, a palavra, para arrastar uma multidão atrás de si.
Maomé, Buda, Gandhi, Dalai Lama, Mao Tsé-Tung, Joana D’arc, Kenedy, Napoleão Bonaparte, Mandela e muitos outros.
Diferentes motivos e ideais levaram homens e mulheres a abrirem as sua bocas e anunciarem ao mundo aquilo em que acreditavam.
Se trouxermos este tema para o pequeno universo de nossa família, de nossa casa, podemos constatar que a palavra é um poderoso instrumento agregador, mas, ao mesmo tempo, desagregador, conforme a maneira e objetivo da sua colocação.

            A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza gozará do seu fruto.
Provérbios 18:21

Alguém disse que as palavras são como as penas de um travesseiro estourado sobre uma montanha, depois que são levadas pelo vento não se pode mais recolhê-las.
Não é por acaso que, como pastores, lidamos com pessoas com tantos problemas nos relacionamentos familiares. A grande maioria tem a sua origem em palavras que foram ditas em meio à emoção do momento e fora do seu tempo.
Maridos que falam palavras duras para suas esposas em momentos de fúria. Mulheres que lançam no rosto de seus maridos a decepção de não serem felizes por não terem esta ou aquela expectativa atendida.
Enfim, muitos têm usado as palavras como instrumentos de desconstrução e não de edificação de relacionamentos.

            Quando entendermos o poder que existe na palavra, conseguiremos fortalecer os laços que nos unem à nossa esposa, ao nosso marido e aos nossos filhos.
Uma das estratégias que a Bíblia nos sugere em relação à palavra, por mais paradoxal que possa ser, é exatamente o contrário, ou seja, ao invés de falar, ouvir.

            Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Tiago 1:19

Nossa prontidão deve ser em ouvir e não em falar.
Quantos, por não terem paciência de ouvir o outro, precipitam-se em dizer o que não devem, causando grande mal e provocando feridas que às vezes não poderão mais ser tratadas?
É preciso exercitar o dom da paciência e nos lembrarmos de que nem tudo é o que parece ser.

            Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.
João 7:24

A todo o momento estamos jugando o nosso próximo. E muitas vezes o julgamos baseados nas informações de outrem. A tão conhecida “fofoca”.
Palavras, sempre palavras.
Talvez você tenha ouvido em sua infância palavras que só lhe trouxeram dor e desprezo. É possível que seu pai, por inúmeras vezes, tenha dito que você não seria ninguém na vida e que, também, não tinha valor algum.
Na verdade, o seu destino é escrito por você mesmo e não pelo que alguém, ainda que seja o seu pai ou a sua mãe, pensar ou disser a seu respeito.
Durante a nossa vida iremos ouvir muitas palavras. De pais, de amigos, de chefes, de vizinhos, de parentes, de marido, de esposa, de filhos, de pastores, de líderes, de servos, de autoridades e de milhares de pessoas com quem teremos contato enquanto vivermos. No entanto, a Bíblia nos dá a receita para vivermos livre de toda a influência maligna que alguém, com suas palavras, possa querer exercer sobre nós.
Inveja, ciúmes, rivalidade, competição, desprezo, egoísmo e toda a sorte de sentimentos nocivos motivam muitos a liberarem palavras de destruição sobre outras pessoas.
Mais uma vez a Bíblia nos ensina também acerca destas coisas. Uma vez que não podemos deixar de ouvir algumas coisas, podemos nos prevenir contra elas seguindo o que a palavra de Deus nos fala.

            Examina todas as coisas. Retém o que é bom.
I Tessalonicenses 5:21

Sempre ouviremos todo o tipo de palavra, mas sou eu quem decide o que entrará e permanecerá em meu coração.
Toda semente que não é boa e que gera ervas daninhas no meio da plantação, deve ser arrancada para que não receba do alimento que foi destinado à boa semente e prolifere, trazendo dano maior a toda plantação.
Você não precisa e nem deve se alimentar das palavras que lhe trazem dor e sofrimento, mas, pelo contrário, é preciso removê-las do solo do seu coração, para que não frutifiquem e lhe empurrem para o fundo do poço.
As pessoas têm uma forte tendência a criticar, a desanimar, a condenar e a liberar palavras que demonstram inveja, rivalidade e competição.
Quantas vezes você escuta alguém lhe dizer que o seu trabalho foi excelente? Que você é uma pessoa em quem se pode confiar?
Alguns, por não ter o que falar, sempre iniciam uma conversa falando mal de alguém.
“- Você soube do fulano? Diz que...”.
Outras pessoas conseguem, quase que ao mesmo tempo, falar bem de alguém e mau de outra pessoa.

            De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Tiago 3:10

Verdadeiramente, a língua é um órgão tão pequenino, mas de tão difícil controle.

            Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
            A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3:5,6

Quem pode dominar a língua?

            Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
            Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Tiago 3:8,9

Depois de constatarmos tantas coisas ruins que a nossa língua pode produzir, o quê fazer então?
Só poderemos encontrar a resposta para esta pergunta na palavra de Deus.
Em primeiro lugar a Bíblia diz que a boca só fala do que está no coração.

            O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que está cheio o coração.
Lucas 6:45

Em segundo lugar a Bíblia nos ensina o que devemos colocar em nosso coração.

            Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

E em último lugar, o que dissermos deve edificar a vida daqueles que nos ouvem.

            Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Efésios 4:29

Se o seu coração estiver cheio da palavra e da presença de Deus, por onde você passar deixará um rastro de bênçãos e, com certeza, marcará muitas vidas de forma positiva.
Portanto, deixe que o Senhor o levante como um atalaia nesta terra e o use como um verdadeiro profeta Seu entre os homens.

            E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.
            Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
Colossenses 3:23,24

Roberto Caputo

Nenhum comentário:

Postar um comentário