terça-feira, 8 de janeiro de 2013

UM RECOMEÇO... UM NOVO PASSO




O ano de 2013 já começou e pouco a pouco voltamos à rotina de sempre.
Será que isto é um sinal de que iniciamos um ano que será exatamente igual ao que passou?
Não, necessariamente, mas é um sinal, sim, de que precisamos estar atentos, pois se não tomarmos algumas atitudes, possivelmente, viveremos, ou, continuaremos a viver a mesma vida e as mesmas experiências de antes ou de sempre.
Então, o que é necessário fazer para mudar a nossa história e dar uma nova direção a algumas áreas da nossa vida?
Penso que a primeira coisa a ser feita é a de mudarmos a visão que temos em relação a determinadas situações que vivemos.
Que visão você tem dos seus problemas e que atitude tem tomado diante deles?
Será que você só se vê através de uma lente de auto piedade? Como um sofredor? Um derrotado?
Será que você acredita que é impossível uma solução para o que está vivendo? Em seu coração só existe tristeza? Angústia? Depressão? Desânimo?
Enfim, qual a visão global que você tem em relação à sua vida?
Desculpe-me, mas não creio e nem estou fazendo apologia de que se tivermos um pensamento positivo, tudo em nossa vida mudará para melhor.
Nem mesmo se você tiver fé, apenas, algo poderá mudar em sua vida.

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago 2:26


Sei que você pode estar pensando:
Ora, se nem a fé pode fazer diferença, o que posso fazer então?
Repare que eu não disse que a fé não pode fazer diferença, mas que a fé sem atitude, sem obra, como diz o texto, não faz diferença na vida de uma pessoa.

Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tiago 2:18


Um grande muro não pode ser derrubado de uma só vez, mas, para que ele caia, é necessário começar a bater e quebrar tijolo por tijolo, até que todo o muro esteja no chão.
Como eu não gosto muito de ficar apenas em cima de teorias, vamos ser mais práticos.
Quais as áreas que ficaram pendentes no ano passado? Faça uma lista. Pode ser na área financeira, saúde, relacionamento, família, etc.
Agora, diante da lista que acabou de fazer, responda a uma pergunta.

"O que eu posso fazer para mudar cada área da minha vida que precisa ser mudada?"

Você já reparou como temos uma grande facilidade em aceitar determinadas situações que vivemos e colocamos uma placa sobre a porta do compartimento onde as guardamos, em nosso coração, com a seguinte inscrição: IMPOSSÍVEIS”?

Milhões de pessoas fazem isso todos os dias, semanas, meses e anos de suas vidas.
Claro que é muito mais fácil agir desta maneira do que ter de tomar a iniciativa para mudar.
Quantas situações poderiam ser transformadas se tão somente escolhêssemos caminhar na direção de uma verdadeira solução?
Mas que solução pode-se encontrar, por exemplo, para uma pessoa que há anos não fala com seu irmão, por causa de um desentendimento que ocorreu quando ainda eram jovens?
E por que uma esposa sofre tanto todas as vezes em que vai para cama com seu marido, como se estivesse fazendo um enorme sacrifício?
Por que uma situação financeira permanece travada por tantos anos sem nenhum tipo de melhora?
As respostas para essas e outras perguntas estão na palavra de Deus. Porém, desejo citar apenas um texto para trazer uma direção à nossa reflexão.

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Mateus 5:8

Por que este texto? Por que é importante ter o coração limpo? Por que é exatamente isso que temos feito. Cada vez que resistimos em tomar uma atitude para mudar uma situação da vida, contaminamos ainda mais o nosso coração.
Cada vez que insistimos em fugir dos caminhos que nos levam a uma real mudança em nossa vida, mais o nosso coração se contamina.
Um coração limpo é um coração que não teme em lidar com as situações da vida e nem, tampouco, em viver através da verdade, mesmo que esta verdade me obrigue a ter uma atitude de humilhação.
Sabe onde estão as outras respostas de que você tanto precisa para mudar algumas coisas em sua vida? Dentro de você, basta começar a ter atitude, fortalecido por sua fé em Deus e na Sua palavra.

Talvez já tenha chegado o momento de fazer aquela ligação telefônica para o seu irmão ou o parente com quem você já não fala há alguns anos. Atitude.

Hoje é o tempo de investir em você mesmo, fazendo um curso que lhe traga um aprimoramento em sua profissão e assim você possa galgar mais um degrau em sua carreira. Atitude.

Já é hora de entender que se continuar a ter uma vida sedentária e a comer somente salgados, lanches e fast-foods, e tudo isto sem uma atividade física, sequer, seu destino precoce será o cemitério mais próximo. Atitude.

Poderia citar muitos outros exemplos, como em relação a vícios, pecado, adultério, prostituição e muito mais, mas em todas essas áreas que nos trazem dor e sofrimento na vida, uma coisa só é necessária: Atitude.

Sim, sua vida pode mudar, sua história pode mudar e o seu novo ano pode ser completamente diferente de todos os outros, mas se a sua atitude for a mesma do ano passado, como dos outros anos, posso lhe garantir que o ano de 2013 será apenas a continuidade dos anteriores.
Esta é a sua oportunidade de virar a mesa e escrever uma nova história. Aprenda a dizer não a tudo e a todos que só desejam o seu mal e escolha caminhar dentro de valores que, talvez, há muito você já tenha abandonado.
Este pode ser UM RECOMEÇO... O TEMPO DE DAR UM NOVO PASSO.

Para tanto, eu lhe desejo um feliz ano novo e um ano que seja completamente novo e, consequentemente, feliz.
Deus o abençoe.

Um comentário:

  1. Sem palavras... mas preciso dizer q estou em lágrimas e muito me tocou essa palavra.. é como se tivese q tirar tudo de entro do armário e começar a organizar ítem por ítem... Palavra abençoada para o começo de um novo ano, como novas atitudes, novos comportamentos enfim; transformação..Louvo a Deu spela sua vida e como Deus vem te usando a cada dia...
    A Paz

    ResponderExcluir